A tão aguardada inauguração da nova ponte da Lagoa da Conceição, marcada para esta sexta-feira (4), trará mudanças significativas para o tráfego na região. A partir das primeiras horas da manhã, motoristas que se dirigem à Lagoa irão utilizar a nova estrutura, que promete desafogar o trânsito local. No entanto, quem trafegar no sentido oposto continuará a utilizar a ponte antiga.
De acordo com a Prefeitura Municipal de Florianópolis (PMF), a construção da nova ponte teve início em abril de 2023 e recebeu um investimento de R$ 53 milhões. A obra já foi concluída, e a estrutura encontra-se totalmente asfaltada, iluminada e sinalizada, pronta para garantir maior segurança e fluidez no tráfego.
Características da nova ponte
A nova ponte possui 214 metros de extensão e 17 metros de largura, oferecendo duas faixas para veículos, uma ciclovia bidirecional e calçadas para pedestres. A modernização visa melhorar a acessibilidade e a mobilidade na região, atendendo a um fluxo crescente de pessoas e veículos.
Como será o trânsito com a nova dinâmica?
Com a liberação da nova ponte, o fluxo de trânsito na região sofrerá ajustes. Motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho da Lagoa, e quiserem acessar a ponte, deverão seguir pela lateral da rótula, localizada na cabeceira do Centrinho, próximo à Rua Manoel Isidoro da Silveira. A partir daí, o trajeto prosseguirá em direção à nova estrutura.
Para quem vem das Rendeiras, a travessia continuará a ser feita pela ponte antiga. Ao chegar ao Centrinho da Lagoa, o motorista deverá optar por virar à direita, caso deseje seguir em direção ao Canto dos Araçás, onde está localizado o terminal lacustre, ou seguir reto para continuar pelo Centrinho.
Essas mudanças no fluxo de tráfego fazem parte de um plano para organizar e otimizar a circulação na região, levando em consideração o crescimento do número de veículos e o impacto do turismo, que também se intensifica durante a alta temporada.