Marco Antonio Silveira, de 47 anos, morador de Santo Amaro da Imperatriz, foi o paciente número 1 milhão a realizar uma cirurgia pelo Programa de Cirurgias Eletivas do Governo de Santa Catarina. A cirurgia de quadril foi feita no Hospital Governador Celso Ramos. Ele esperava pelo procedimento desde janeiro de 2021, após anos convivendo com dores causadas por uma queda de bicicleta na infância. Ao receber a ligação confirmando a cirurgia, Marco se emocionou, dizendo que finalmente voltará a ter qualidade de vida.
Nos últimos dois anos e meio, o governo estadual realizou 650 mil cirurgias eletivas e 360 mil emergenciais, totalizando 1 milhão de procedimentos. Esse resultado foi possível graças ao maior investimento em saúde já feito pelo estado: R$ 6,5 bilhões.
O governador Jorginho Mello comemorou os resultados, destacando que a saúde foi tratada como prioridade. Diversas ações contribuíram para o avanço, como a criação da Tabela Catarinense, habilitação de especialidades de alta complexidade, melhoria nas estruturas hospitalares, aumento da produção dos hospitais públicos e parcerias com instituições privadas.
Como resultado, o número de cirurgias eletivas com internação cresceu 92% em comparação com 2022. De janeiro a junho de 2025, foram realizados 83.471 procedimentos, contra 43.462 no mesmo período de 2022.
O secretário estadual da Saúde, Diogo Demarchi, reforçou o compromisso de reduzir o tempo de espera e ampliar o acesso às cirurgias, com foco na eficiência e parcerias estratégicas.