O Papa Leão XIV recebeu, nesta segunda-feira (26/01), a presidência da CNBB em audiência no Vaticano, como parte da visita anual da Conferência aos dicastérios da Santa Sé. O encontro foi marcado por um clima fraterno e reforçou a comunhão e a colaboração entre a Igreja no Brasil e o Santo Padre.
Segundo o cardeal Jaime Spengler, presidente da CNBB, foram partilhadas com o Papa as experiências recentes da Igreja brasileira, os principais eventos eclesiais do país, como a COP30, e um relatório das atividades da CNBB no último ano. Também houve um momento descontraído ao recordar a suspensão da última Assembleia Geral, motivada pela nomeação do pregador convidado como Papa.
A visita acontece em um contexto histórico significativo, com a celebração dos 200 anos das relações diplomáticas entre Brasil e Santa Sé, os 15 anos do Acordo Brasil–Santa Sé e a memória dos 400 anos das missões no sul do Brasil. Ao longo da semana, a delegação segue cumprindo agenda na Cúria Romana, incluindo encontros sobre os desafios da comunicação e da missão evangelizadora da Igreja.
