O convite de Jesus aos discípulos – “Vem e segue-me” – sempre será atual. Ele continua a eleger homens e mulheres para uma intimidade maior e para o serviço à Igreja, em sua missão de evangelizar. Alguém que correspondeu ao chamado do Senhor e incentiva outros a seguirem é Pe. Zezinho, scj. Vale recordar que muitas vocações foram e continuam a ser incentivadas a partir das músicas do sacerdote.

Quem não conhece canções como Um Certo Galileu, Cidadão do InfinitoHá um barco esquecido na praia  e Vocação? Nesta última, a conhecida interpelação aos corações: “Se ouvires a voz de Deus, chamando sem cessar. Se ouvires a voz do mundo, querendo te enganar. A decisão é tua. A decisão é tua”.

Deste modo, brota a resposta e uma certeza interior: Foi Deus quem me chamou.

Sacerdote, catequista, músico

O religioso dehoniano é um dos mais expoentes nomes da música católica e, além de suas composições musicais, livros, trabalhos de evangelização e, sobretudo, sua vida, é um grande testemunho a todo o povo de Deus e, especialmente, para os jovens que sentem o chamado à vocação sacerdotal.

A caminhada vocacional de José Fernandes de Oliveira iniciou quando sua família se mudou para Taubaté (SP) e, assim, passou a participar da comunidade do Sagrado Coração de Jesus, ao lado do que, até hoje, é conhecido como o “Conventinho” dos padres dehonianos. Ali nasceu sua vocação uma comunidade formada por homens Teimosamente fraternos.

Com apenas 11 anos, em 1953, ingressou no Seminário de Lavras (MG). Continuou seus estudos por seis anos no Seminário de Corupá (SC). Em Jaraguá do Sul, professou os votos religiosos em 2 de fevereiro de 1961. Estudou filosofia na cidade de Brusque (1961-1962) e Teologia nos Estados Unidos (1963-1966), durante o Concílio Vaticano II. Foi ordenado sacerdote nos EUA em 21 de setembro de 1966 e, depois, designado para seu primeiro trabalho pastoral no Santuário São Judas, em São Paulo, a partir de 1967. Ali foi seu laboratório pastoral, principalmente nos trabalhos com a juventude e promoção vocacional. Logo, destacou-se na comunicação e no uso dos mais diversos meios de comunicação. “Sua fama se espalhou e todos viam ver”.