Fiéis lotaram o Maracanãzinho no I Evangelizar É Preciso Rio de Janeiro

A Cidade Maravilhosa continua linda e cheia de fé! Milhares de fiéis vindos da capital e de diversas regiões do Estado e do País, lotaram o Maracanãzinho para a primeira edição do Evangelizar É Preciso Rio de Janeiro. O maior evento católico do Brasil aconteceu no sábado (26), teve como tema “Livrai-nos do Mal” e foi marcado por muita emoção.

As boas-vindas aos fiéis foram dadas por Padre Reginaldo Manzotti e pelo Cardeal Dom Orani João Tempesta, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro. “Que alegria receber em nossa Arquidiocese o Evangelizar É Preciso, dentro de comemorações tão importantes, que envolvem os jubileus – o Jubileu da Esperança, o Jubileu da nossa Arquidiocese e os 450 anos da Prelazia do Rio. Celebramos, também, os 12 anos da Jornada Mundial da Juventude, quando jovens do mundo inteiro estiveram aqui e recebemos a presença do Papa Francisco, saudosa memória, em sua primeira viagem internacional. Creio que é Providência de Deus termos este evento dentro dessas comemorações jubilares e justamente na semana em que recordamos a JMJ, um grande presente para nós”, afirmou Dom Orani, agradecendo ao Padre Reginaldo Manzotti pela inspiração, pela oportunidade e pelo trabalho evangelizador e de comunicação, tão necessários para a missão da Igreja.

O Arcebispo desejou a todos que levassem consigo os frutos do evento. “Que este momento seja marcante para cada um de vocês, que façam uma bela experiência com o Senhor, que afervorem os corações e bendigam a presença de Cristo. Que possamos voltar para casa com o coração cheio da graça de Deus, prontos para anunciar Jesus às nossas famílias, vizinhanças, paróquias e comunidades. O mundo será melhor quanto mais trabalharmos juntos na missão evangelizadora. Meu agradecimento especial à Renovação Carismática Católica e a todos que colaboraram para este evento. Que Deus os abençoe”, concluiu.

Santa Missa e Adoração

Padre Reginaldo Manzotti presidiu a Santa Missa e celebrou com alegria a realização do primeiro Evangelizar É Preciso no Rio de Janeiro. Ele destacou o apoio da Arquidiocese, da Renovação Carismática Católica e dos grupos de oração. “É um dia de milagres e prodígios! Você receberá a graça da cura e da libertação. Uma gota do Sangue Redentor de Jesus já está caindo sobre você agora”, afirmou o Sacerdote. “Meu coração se alegra ao ver o Maracanãzinho cheio. Louvado seja Deus por cada um que veio movido pela fé. Aqui não há outro motivador a não ser Jesus Cristo”, declarou.

Em sua homilia, Padre Manzotti recordou que a Igreja celebrava naquele dia São Joaquim e Santa Ana, avós de Jesus, e relacionou a data com a Jornada dos Avós e Idosos, instituída pelo Papa Francisco. “Ele sentiu no coração a necessidade de celebrar os avós, pois são eles os guardiões da fé. E, neste Ano do Jubileu de Esperança, somos chamados a viver o tema: Bem-aventurados aqueles que não perderam a fé. Isso vale para os idosos, mas também para todos nós”, disse.

O Sacerdote ressaltou as dificuldades que desafiam a esperança, como as guerras, a violência e a insegurança, mas encorajou os fiéis a permanecerem firmes. “Não está fácil manter a fé acesa, mas é ela que nos sustenta. Entre uma Ave-Maria e outra, clamaremos a Deus. Bem-aventurado é o Rio de Janeiro, que enche este Maracanãzinho para celebrar a fé e a vida sacramental!”.

Padre Manzotti destacou a importância da Palavra de Deus, da Eucaristia e da caridade como caminhos para fortalecer a espiritualidade. “Somos católicos, temos tudo o que precisamos. Não procuremos em outros lugares. Ou somos eucarísticos ou não somos nada. A Leitura Orante precisa fazer parte do nosso dia a dia. A caridade é exercício que nos santifica, cobre uma multidão de pecados e nos livra do apego às coisas”, afirmou e lembrou que a Associação Evangelizar É Preciso recebe e distribui toneladas de alimentos e doações para instituições parceiras em todo o Brasil.

O Padre também falou sobre a “Intercessão” como Carisma e pilar do trabalho da instituição e destacou as devoções que sustentam a Obra: Nossa Senhora do Carmo, São José e São Pio de Pietrelcina. “Clamem a São José nas suas causas, ele é o protetor da Igreja e da família. Recorra também a São Pio, grande intercessor nas batalhas espirituais. E, sobretudo, joguem-se nos braços da Virgem Maria. Ela nos conduz a Cristo e nos protege”, orientou.

Ao relembrar a pandemia da Covid-19, o Sacerdote destacou a importância das vacinas que foram fundamentais para salvar vidas. Neste contexto, ressaltou que a vida espiritual também necessita de “imunidade contra o Mal”, alcançada pelos Sacramentos. “Quer ter imunidade espiritual? Confissão e Eucaristia. Bem-aventurados aqueles que são ‘vacinados’ contra o inimigo”, completou.

Padre Manzotti encerrou sua pregação ao convidar os fiéis a fazerem da vida cristã uma missão contínua. “Não desista de rezar, mesmo quando não vê resultados. Feche as brechas do Mal na sua vida e na sua família. Peça a Deus: ‘Senhor, que hoje seja o dia da minha cura, da minha libertação e da minha bênção’”. Ao citar Santa Teresa d’Ávila, que dizia “só pare de rezar quando puder dizer: obrigado, Senhor, pela graça recebida”, o Sacerdote motivou a todos que, mesmo diante das fraquezas, continuem a ir à Missa aos domingos, mesmo sem vontade, continuem a frequentar o grupo de oração, e mesmo com sono ou cansados, continuem a rezar o Santo Terço. “Bem-aventurados os que não perderam a esperança e seguem firmes em Cristo!”, concluiu.

Após a Santa Missa, Padre Manzotti conduziu uma emocionante Adoração ao Santíssimo Sacramento.