Movimento nos aeroportos brasileiros cresce 10% em 2025

O setor aéreo brasileiro registrou um desempenho histórico no primeiro semestre de 2025. De janeiro a junho, mais de 61,8 milhões de passageiros embarcaram em voos nacionais e internacionais, marcando um crescimento de 10% em relação ao mesmo período do ano passado.

O destaque foi o aumento expressivo no número de turistas em voos internacionais, que somaram 13,8 milhões — alta de 15,3% na comparação anual. Já os voos domésticos movimentaram mais de 40 milhões de passageiros, crescimento de 8,6%.

“Estamos vivendo o melhor período da nossa aviação civil, e os números comprovam isso. Se mantivermos esse ritmo no segundo semestre, 2025 será o melhor ano da história do setor. Isso representa um ganho expressivo não apenas para a aviação, mas para o turismo, a hotelaria e, sobretudo, para a economia do país”, afirmou, em nota, o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

Aeroportos em alta

Segundo levantamento do Ministério de Portos e Aeroportos, com base no Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), o Aeroporto Internacional do Galeão, no Rio de Janeiro, teve o maior crescimento entre os dez terminais mais movimentados do país. O número de passageiros saltou de 6,5 milhões para 8,2 milhões, avanço de mais de 26%.

O Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte, também se destacou, com alta de quase 15% e 6,2 milhões de viajantes no semestre. Já o maior terminal aéreo do Brasil, o Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, registrou 22 milhões de passageiros, crescimento de 8%.

Apesar de ter perdido uma posição no ranking nacional, o Aeroporto de Brasília alcançou seu melhor desempenho desde 2019, com alta de 7,6% e movimentação superior a 7,5 milhões de pessoas.

Perspectiva otimista

O secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca, avalia que o cenário continuará positivo nos próximos meses, impulsionado por investimentos públicos em infraestrutura aeroportuária e medidas de apoio às companhias aéreas.