Os participantes do encontro Pré-COP Sul, realizado em Governador Celso Ramos, entre 17 e 20 de julho de 2025, dedicaram-se ao estudo em grupos do documento “Um chamado por justiça climática e a Casa Comum: conversão ecológica, transformação e resistência às falsas soluções”. Este encontro visa à preparação para incidência junto à COP30. O documento analisado, que consiste em uma mensagem das Conferências e Conselhos Episcopais Católicos da África, América Latina e Caribe, e Ásia, por ocasião da COP30, servirá como subsídio fundamental para a redação da carta-compromisso a ser publicada no encerramento do evento. Após os debates, os grupos apresentaram diversos elementos a serem incorporados à referida carta-compromisso.

O encontro Pré-COP Sul integra o projeto “Igreja Rumo à COP30”, uma iniciativa da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que abrange os Regionais da CNBB dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a ação visa aprofundar a compreensão sobre as questões climáticas e sociais e buscar elementos para a atuação da Igreja no contexto da emergência climática.

A mensagem estudada foi uma ação conjunta por ocasião da COP30, as Conferências e Conselhos Episcopais Católicos da África, América Latina e Caribe, e Ásia, emitiram um “Chamado por justiça climática e a Casa Comum”, enfatizando a necessidade de conversão ecológica, transformação e resistência a falsas soluções.

O documento, assinado por líderes como o Cardeal Jaime Spengler O.F.M (CELAM), Cardeal Felipe Neri Ferrao (FABC), e Cardeal Fridolin Ambongo Besungu (SECAM), destaca a urgência da crise climática, com um aquecimento global de 1.55∘C em 2024, e critica a insuficiência das ações governamentais, que não responderam com a urgência necessária dez anos após a publicação da Laudato si’ e o Acordo de Paris.