Neste sábado, 19 de julho, na Vila do Divino Oleiro, em Governador Celso Ramos (SC), aconteceu a mesa “Cartografias da Esperança”, dentro da programação da Pré-COP Sul. O encontro reuniu lideranças religiosas, indígenas e sociais para refletir sobre iniciativas de enfrentamento à emergência climática na região Sul do Brasil.

Com mediação de Leonardo Cerisoli, secretário regional da Pastoral da Juventude (Regional Sul 4 da CNBB), a mesa abordou a esperança como força ativa e transformadora, em sintonia com a criação. Lideranças indígenas como Rodrigo Karai Xondaro (Aldeia Yaka Porã – SC) e Oscar Guarani (TI Yvarendá – PR) clamaram pela demarcação de seus territórios e pelo respeito à vida em todas as suas formas.

Diversas experiências foram partilhadas: Adaiane Giovanni apresentou a “Economia de Francisco”, que propõe um modelo econômico fraterno e sustentável; Jacira Ruiz (Cáritas RS) falou sobre o projeto “Missão Sementes de Solidariedade”, que apoia comunidades rurais afetadas pelas enchentes; Fátima Langbeck (Pastoral da Ecologia Integral – PR) mostrou como festas paroquiais podem ser mais sustentáveis; e Marli Marinho de Melo (PEI – PR) apresentou o projeto “Guardiões das Águas”.

O evento foi encerrado com uma apresentação musical dos indígenas da Aldeia Yaka Porã, que cantaram “Devolvam Nossos Pés”, reafirmando a ligação profunda entre espiritualidade, natureza e resistência.