Entre quinta-feira e este domingo, dias 17 a 20 de julho, a Casa de Encontro Divino Oleiro, em Governador Celso Ramos (SC), sediou o encontro Pré-COP Sul, reunindo representantes dos Regionais Sul 2 (Paraná), Sul 3 (Rio Grande do Sul) e Sul 4 (Santa Catarina) da CNBB, além de pastorais, organismos e movimentos sociais. O objetivo foi refletir e assumir compromissos conjuntos em prol do cuidado com a Casa Comum. A COP30 está agendada para novembro de 2025, em Belém, no Pará.

Durante o encontro, cada regional apresentou experiências e propostas. O Sul 2 destacou projetos como “Paróquia + Sustentável”, “Guardiões das Águas” e a campanha “Junho Verde”. O Sul 3 evidenciou iniciativas como a Romaria da Terra, a Feira de Economia Solidária (FEICOP) e o apoio ao Movimento Laudato Si’. Já o Sul 4 enfatizou ações como o plantio de árvores, a luta contra a mineração de carvão, a formação pela CF 2025 e a atuação da Pastoral dos Pescadores.

Os participantes contribuíram com reflexões e perguntas aos painelistas, aprofundando os temas como a interação com tecnologias sociais, a popularização do debate climático, o conceito de excesso de antropocentrismo, estratégias para divulgar a Doutrina Social da Igreja, se é possível a humanização do capital, a transformação do sistema capital, a adaptação da pedagogia e métodos eclesiais para a conversão ecológica, e o aprofundamento da dimensão social da fé.

Como resultado, os participantes definiram ações conjuntas para fortalecer a Ecologia Integral na macrorregião sul do Brasil. Entre elas estão a criação de um calendário comum, produção de materiais formativos, incentivo à Agricultura Familiar, articulação entre os regionais e o fortalecimento da participação social e política da Igreja em temas ambientais. O encontro reforçou o compromisso da Igreja Católica com a justiça socioambiental, buscando transformar reflexões em ações concretas em todo o sul do país.