Prefeitura vai iniciar restauração da antiga EEB Antonieta de Barros

A Prefeitura de Florianópolis iniciará a restauração da antiga Escola de Educação Básica Antonieta de Barros, no centro da cidade, com o objetivo de transformá-la no Centro de Memória e Cultura Professora Antonieta de Barros. A ordem de início das obras será dada no dia 11 de julho, data que marca os 124 anos do nascimento da homenageada.

O espaço será voltado à valorização da cultura afro-brasileira e da trajetória da professora, jornalista e política Antonieta de Barros, primeira mulher negra eleita no Brasil. O centro abrigará o Museu Antonieta de Barros, o Centro de Memória, Cultura e Arte Negra Catarinense, e salas para exposições, oficinas, apresentações culturais e debates.

A obra será conduzida pela Secretaria de Infraestrutura, com investimento de R$ 4,5 milhões, provenientes de outorga onerosa e emenda parlamentar, e deve ser concluída em um ano. O prédio histórico, tombado em 1986, passará por restauração estrutural e modernização, incluindo acessibilidade e novas instalações.

Antonieta de Barros, nascida em 1901, foi pioneira na política, na educação e na luta pela igualdade racial. Seu legado será preservado e celebrado neste novo espaço cultural da cidade.