Ouvir o Santo Padre e mergulhar nos documentos da Igreja sempre traz inspiração. Foi assim que nasceu o novo single de Pe. Joãozinho, scj, intitulado A esperança não se cansa. A canção foi inspirada na mensagem do Papa Francisco para o 59º Dia Mundial das Comunicações Sociais e transmite uma experiência concreta com Deus:
“A esperança tem um rosto: é Jesus de Nazaré. Está vivo, ressuscitado; é a razão da nossa fé.”
A letra da música traz conforto e ânimo para tempos difíceis, lembrando que a esperança nunca se cansa de crer e amar. É um convite a viver com serenidade e alegria, mesmo diante das adversidades, sem dar espaço para irritação ou ilusões.
Quando Pe. Joãozinho tomou conhecimento do tema da mensagem papal, percebeu imediatamente que dali nasceria uma rima:
“Compartilhe com mansidão a esperança do coração. Compartilhe com seu irmão a esperança do coração!”
O refrão evidencia que a esperança se fortalece e cresce quando é compartilhada com os outros.
“Era uma música que já estava pronta diante de mim. No mesmo dia em que a mensagem foi divulgada, a melodia começou a nascer no meu coração. Em um mundo polarizado, cheio de raiva e palavras agressivas, precisamos de mais mansidão”, destaca o sacerdote dehoniano.
Uma canção que traduz o legado do Papa Francisco
O próximo Dia Mundial das Comunicações Sociais será celebrado em 1º de junho. No texto da mensagem, com o tema “Partilhai com mansidão a esperança que está nos vossos corações” (cf. 1 Pd 3,15-16), o Papa Francisco ressalta que comunicar vai além de transmitir informações. É também curar as feridas da nossa humanidade.
Ele convida os cristãos a serem testemunhas e promotores de uma comunicação não hostil, que construa pontes, atravesse muros visíveis e invisíveis e difunda uma verdadeira cultura do cuidado.
A música de Pe. Joãozinho traduz poeticamente essas orientações, resumindo o legado do Santo Padre em estrofes que nos deixam mais do que saudades: deixam esperança, fraternidade e paz.
Trecho da canção:
“A esperança é um sonho; uma flor que já brotou
E resiste na terra seca onde o Céu já começou
Testemunhas da esperança com um coração criança
Que na fome e na guerra nunca esquece de brincar”
O single A esperança não se cansa já está disponível para ouvir aqui.
